É com grande prazer que apresentamos uma entrevista exclusiva com a atriz Lua Dahora, uma talentosa artista da agência Emplacar Você, em nosso blog. Vamos conhecer mais sobre sua trajetória, inspirações e o que a motiva a continuar brilhando nos palcos e nas telas. Nesta conversa, Lua compartilha suas experiências, desafios e sonhos que seguem impulsionando sua carreira.
Conte um pouco da Lua. O que gosta de fazer quando não está atuando?
Gosto de cantar e escrever roteiros e músicas, a dança também está bem presente na minha vida. Gosto de produzir projetos teatrais e de audiovisual também.
Como aconteceu o teatro na sua vida? Como e quando começa sua história com a arte?
Comecei aos 13 anos em uma Escola de Teatro em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Minha arte veio desde pequena onde eu já comecei a compor, com um pai músico e uma mãe atriz, que sempre me inspiraram.
Cada papel é um recomeço. Um novo preparo, um novo estudo, um mergulho em uma nova identidade. Como é para você viver esse processo e como encara cada novo projeto?
Penso que é muito singular, cada projeto tem o seu processo, alguns mais difíceis que outros, mas todos bem desafiadores no final. Para mim é sempre um reboot, porém ao mesmo tempo eu somo conhecimentos, cada personagem que eu já fiz e cada processo que eu já passei me ajuda a lidar com o novo processo, e sempre é uma oportunidade de sair da zona de conforto e descobrir uma nova parte de mim que dará vida aquele projeto/personagem.
Considera importante que o artista se recicle?
Completamente. O ato de se reciclar artisticamente é mágico e fundamental, pois o artista se transmuta, junto com tudo que tem coletado de sua experiência pessoal e artística para criar coisas novas, novos pensamentos, novos pontos de vista. Todo o conhecimento que a gente tem, pode e deve ser reciclado em determinado momento da vida.
Do seu primeiro trabalho para cá, como enxerga a sua evolução?
Gigante. Sinto que a cada trabalho eu sou mais livre, e a liberdade é essencial para a criação, com todo o estudo que tenho adquirido, penso que estou fazendo um ótimo trabalho e sempre tenho a sensação de que aprendi no final, é por causa dessa sensação que eu sei que minha evolução está acontecendo com sucesso.
Como foi participar do Grupo de Teatro Nós do Morro?
Foi um desafio. Me enxerguei em lugares em que não imaginava estar e precisei amadurecer muito como pessoa para enfrentar os processos. Artisticamente falando, eu consegui conciliar tudo que eu estava vivendo no meu pessoal e fazer trabalhos incríveis, aprendi demais com os amigos que fiz e todas as nossas trocas em cena que eram simplesmente mágicas.
Consegue escolher o que mais gosta de fazer entre teatro, cinema e TV? De que forma enxerga essas três práticas na sua vida e como concilia tantas atividades?
Minha base é o teatro, de fato. Mas a cada vez que eu estudo sobre o audiovisual e tenho essas vivências eu vejo que todas essas formas tem sua mágica e o seu dever, todas tem uma magia diferente e seus respectivos desafios. Procuro me organizar por ordem de prioridade baseado em determinado momento da minha vida, assim eu consigo migrar do teatro para o audiovisual e aprender muito de formas diferentes.
Fale sua relação com a música.
Sempre existiu, desde que eu me lembre, meu pai amava colocar os discos de Elvis Presley, e sempre me mostrava suas composições, acho que veio daí. A música está presente em todos os momentos da minha vida, desde quando eu escuto pra chorar, até quando eu estou conversando com meus amigos e penso em uma música pra complementar a conversa, além de que é como um mantra, quando estou em desespero, é só cantar, que tudo fica bem!
Já te acharam parecida com alguma atriz, artista ou celebridade?
Sim hahaha, já me disseram que eu era parecida com a Zendaya, eu amei pois ela é lindíssima.
Que personagem gostaria de interpretar?
Uma personagem com transtorno de bipolaridade, acho que seria um desafio tremendo e gostaria muito de me ver encarando isso.
Projetos futuros?
Tenho muitos, como roteirista, diretora e atriz, e como cantora também.
Equipe de Conteúdo Emplacar Você